terça-feira, 8 de março de 2016

Abará: cultura e sabor



     Hoje vamos falar de uma comida bem popular nas ruas e restaurantes do nosso estado (Bahia), onde a maioria da sua população é negra.
    O abará é um alimento de origem africana à base de feijão de corda moído; em cada lugar da Bahia ele leva alguns temperos diferentes, porém sempre estão presentes a cebola, o camarão e o azeite de dendê. Para dar o seu formato característico, na hora cozimento a massa é enrolada em folhas de bananeira.
   Os seus acompanhamentos são o vatapá, o caruru, a salada e o camarão. Como a massa dele é cozida,(diferente do acarajé) ganha-se muito em sabor sem a necessidade de submete-lo a fritura, sendo assim uma boa opção para quem não abre mão dos temperos e sabores baianos mas quer manter uma alimentação saudável, pode-se também retirar um dos acompanhamentos que é rico em farinha de trigo e leite que é o vatapá, e então basicamente você estará comendo feijão, quiabo, tomate, cebola e camarão.
     O camarão é uma proteína com percentual baixo em gordura, porém na recita original da massa se coloca o camarão comprado seco e salgado. Para substituir esse grande teor de sódio há a possibilidade de comprar o camarão fresco, salgá-lo em casa com muito menos sal e desidratá-lo, caso você opte por prepará-lo em casa.



Vamos a recita da massa:
. 500g de feijão fradinho
. 6 folhas médias de bananeira cortadas em pedaços de 10 X 20cm
. 1 cebola grande cortadas em pedaços
. 200g de camarão seco defumado sem casca
. 1 colher de chá de gengibre ralado

. ¼ de xícara de azeite de dendê 

Modo de preparo;
Colocar o feijão fradinho de molho, ir trocando de água para soltar a pele e o olhinho preto, triturá-lo num processador; 
Triturar a grosso modo o camarão seco;
Descascar a cebola;
Passar as folhas de bananeira no fogo para poder dobrá-las;
Passar no liquidificador a cebola juntamente com a água e o gengibre até obter uma massa homogênea;
Colocar a massa do feijão numa panela juntar a cebola batida com o gengibre, bater com as costas da colher de pau até a massa ficar aerada, ela aumenta o tamanho; a massa fica numa textura de um mingau grosso (obs. quanto mais a massa batida mais fica macio o abará).
Temperar com os azeites e sal se necessário.
Cortar as aparas das folhas de banana e cortá-las em pedaços de +- uns 15 cm de largura.
Apanhar com uma colher de sopa a massa e enrolar na folha de banana, de forma triangulada, colocar para cozinhar num cuscuzeiro no vapor por uns 40 minutos até adquirir a consistência dura.
É só provar e pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário