quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Os ovos e suas polêmicas: vilão ou mocinho?





Por: Amanda Moreira

O ovo é o segundo maior alimento rico em nutrientes, perdendo apenas para o leite materno. Em sua composição tem-se maior parte de água, seguido de proteínas, lipídios, sais minerais, pequenas quantidades de carboidrato, vitaminas do complexo B, vitaminas lipossolúveis, cálcio, ferro, enxofre e lectina. Ufa!!! São muitos nutrientes em um alimento tão pequeno e de tão fácil acesso.  Para conhecer mais sobre o ovo e retirar suas dúvidas, preparamos MITOS E VERDADES sobre o OVO de galinha, segundo a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
1.      Ovo cru faz mal? VERDADE
Deve-se evitar o consumo de ovo cru, maioneses caseiras e ovos mal passados, principalmente quando não se conhece a procedência e modo de conservação desses ovos, se estes foram bem lavados etc. Pois no ovo cru encontra-se a proteína avidina que ao se ligar fortemente a biotina impedindo a absorção dessa importante vitamina. 
2.      É verdade que o ovo provoca doenças? MITO
Não necessariamente o ovo, mas o microrganismo contido em ovos contaminados. Desta forma ovo serve de meio de cultura para a Salmonela. É importante entender que a contaminação do ovo é devido a exposição do mesmo à ambientes mal higienizados e a altas temperaturas. Por isso a importância de um manejo, higiene e armazenamento sob refrigeração adequado, tanto no supermercado, nas feiras, nas granjas, quanto em domicílios.
3.      É necessário lavar os ovos? DEPENDE
Por que depende? Porque deve-se lavar o ovo na hora que você for usar. Porém, não deve-se lavar os ovos quando for armazená-los, pois eles possuem uma película protetora, que impede a passagem de microrganismos, no momento em que você lava essa película é retirada, desta forma o ovo fica vulnerável, dentro da geladeira (onde deve-se armazená-los), à microrganismos.
Então lave os ovos apenas na hora que for usá-los.
4.      O ovo aumenta o colesterol? MITO
Há tempos o ovo foi considerado vilão da dieta, mas estudos recentes mostram a relação de inversa entre o consumo de ovo de galinha e ou aumento de colesterol, sendo prejudicial à saúde. Estudos mostram que o consumo de ovos traz benefícios à saúde (memória, capacidade cognitiva e formação de neurônios), além de mostrarem que doenças cardiovasculares estão associadas à má alimentação e sensibilidade hereditária, e não ao consumo de ovos. No entanto, é importante saber que tudo em excesso faz mal de alguma forma. Por isso é ideal consumir níveis adequados deste alimento, e sob recomendação de um nutricionista.
5.     O ovo é um alimento tão completo que concentra todos os nutrientes essenciais, com exceção apenas da vitamina C. VERDADE
Ele é rico em diversos nutrientes importante para organismo. Possui proteínas essenciais para integridade óssea, muscular e cartilagens. Na clara tem-se a albumina, proteína de alto valor biológico para natureza. O ovo também atua no sistema imunológico, por conter ferro e zinco, além de ser melhorar a oxigenação muscular, por isso é utilizado bastante por praticantes de atividades físicas. Sem contar que a gema é rica em luteína e zeaxantina, nutrientes importantes para a saúde dos olhos.

Conclusão
O ovo é rico em aminoácidos essenciais, por ser uma proteína de origem animal. Além de ferro, zinco, cálcio, água, vitaminas do complexo B etc.
E não é estudos suficientes que comprovem a relação de consumo de ovos com doenças cardiovasculares.
No entanto, é importante ficar atenta(o) ao manejo, higienização e armazenamento desse alimento, para evitar contaminação e problemas à saúde. Deve-se também consultar um profissional de nutrição para saber a quantidade adequada para seu consumo, pois cada individuo necessita de determinada quantidade de nutrientes.

Agora que os mistérios foram desvendados e você já conhece alguns dos benefícios dos ovos, é hora de aprender uma receita e se deliciar com uma opção saudável e nutritiva.

Omelete ao forno com espinafre:
DSC02085


Ingredientes:
  • 4 ovos
  • meio maço de espinafre
  • 2 dentes de alho cortados em pedaços pequenos
  • Meia cebola cortada em cubinhos
  • Pedaços de ricota, queijo minas ou frescatino
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Meia xícara de água gelada (para deixar a omelete fofinha)

Modo de Preparo:
Bata bem os quatro ovos (pode ser com um garfo mesmo)
Pegue as folhas do espinafre e rasgue-as em pedaços um pouco menores (cruas e bem lavadas). Junte-as aos ovos batidos
Agora junte a cebola, o alho, o queijo, o sal e a pimenta do reino. Mexa bem.
Junte a água gelada.
Pronto!!! Agora é só colocar em um refratário médio, ou em panelinhas pequenas (porções individuais) e levar ao forno pré-aquecido, a mais ou menos 180 graus, por cerca de 30 minutos ou até que fique douradinho na parte de cima.
Ahhhh… se você não gosta de espinafre, substitua por brócolis, cenoura, milho, couve-flor ou o legume que você preferir!



Fontes:

EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. CIAS, Central de Inteligência de Aves e Suínos. 2013. Acessado em: 08 de maio de 2015. Disponível em: < http://www.cnpsa.embrapa.br/cias/index.php?option=com_content&view=article&id=16:ovos-mitos-e-verdades&catid=6:ovos-publico&Itemid=30>


NOVELLO, D. et al. Ovo: Conceitos, análises e controvérsias na saúde humana. UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste- PR. Brasil, 2006. Archivos Latinoamericanos de Nutrición; v.56 n.4 Caracas dic. 2006. Acesso em: 08 de maio de 2015. Disponível em: < http://www.scielo.org.ve/scielo.php?pid=S0004-06222006000400001&script=sci_arttext>[

http://www.temdelicia.com/recipe/omelete-de-forno-com-espinafre/

Nenhum comentário:

Postar um comentário